Dicionário dos sushis: Conheça algumas iguarias japonesas

Você, que é fã da culinária japonesa, sabe diferenciar os diferentes tipos de sushis? Que tal o Niguirizushi, o Oshizush e o Hossomaki? Calma! Se esses nomes são estranhos pra você, vamos te ajudar! O sushiman Juliano Komay esclareceu algumas dúvidas sobre esse alimento que é uma tradição japonesa de muitos séculos.

— O sushi é facilmente definido por arroz avinagrado com cobertura ou recheio de peixes, frutos do mar, vegetais, legumes, frutas ou até ovos. Ele nasceu pela forma que os japoneses usavam para transportar o peixe, entre camadas de arroz, que, fermentava, e logo conservava o peixe por mais tempo, suportando longas viagens —explica Juliano. 

Para comer sushi, não exagere no shoyu. 

— Geralmente utiliza-se pouco shoyu (molho de soja) para não mascarar os ingredientes utilizados e para não embebedar o arroz e o sushi dissolver antes de ser levado à boca — conta Juliano. 

Na maioria das vezes, os sushis são feitos para ser comidos de uma só vez, sendo excluídos dessa regra, somente o temaki, o futomaki e o chirashizushi. 

Confira os diversos tipos de sushis:

 
hossomaki

 

:: Hossomaki: é um sushi enrolado fino. Consiste em alga com uma camada de arroz avinagrado e um recheio, que pode ser pepino, kani-kama, nabo em conserva, gengibre, ou tiras de peixes variados. 

 

 

 

uramaki

 

 :: Uramaki: Sushi enrolado ao contrário. O arroz fica por fora e geralmente pode ter mais de um ingrediente nos recheios, como o philadélfia (cream cheese e tiras de salmão) e o califórnia (kani-kama, pepino e manga, ou abacate).

 

 

 

futomaki

 

:: Sushi Futomaki: sushi enrolado como o hossomaki, mas de tamanho maior. Esse sushi pode receber diversos recheios como uma combinação de raízes, ovos, gengibre, legumes e algas. 

 

 

 

temaki

 

:: Temaki: Sushi enrolado à mão. Tem o formato de cone e recebe recheios diversos, como peixes, crustáceos, legumes e frutas. 

 

 

 

Niguirizushi

 

:: Niguirizushi: Sushi moldado à mão em formato de bolinho com cobertura de frutos do mar, legumes ou ovos. 

 

 

 

 

Gunkanmaki

 

:: Oshizushi: Sushi "prensado", muito parecido com o niguirizushi. Esse sushi tem preparo muito fácil: é prensado em uma forma específica sobre uma cobertura e depois cortado em bocados. 

Kodai Sushi