O respeito pelos alimentos no Japão: ‘itadakimasu’

itadakimasuNo Japão, é comum dizer “itadakimasu” antes de uma refeição. A palavra pode ser traduzida como “eu humildemente recebo”, algo semelhante à tradição cristã de fazer preces em agradecimento a Deus pelo alimento recebido.

:: Como e quando dizer itadakimasu

Itadakimasu deve sempre ser dito antes de comer. O ideal é que todos estejam sentados à mesa e pronunciar a palavra momentos antes de iniciar a refeição. É comum para um grupo dizer itadakimasu em uníssono. No entanto, uma única pessoa do grupo também pode pronunciar a palavra como um representante.

Entretanto, antes de dizer itadakimasu, deve-se juntar as mãos (Gassho) e abaixar a cabeça levemente.

:: Significado

O Japão tem uma cultura budista, portanto, itadakimasu está relacionado aos princípios budistas de respeitar todos os seres vivos.

Pronunciar tal palavra antes da refeição é para agradecer os animais e plantas que deram a sua vida para alimentá-lo. Também é destinado a agradecer a todos aqueles que desempenharam uma função para que a comida chegasse à sua mesa, o que inclui pescador, criador, produtor, agricultores entre outros.

:: Terminando uma refeição

No Japão, é considerado um desperdício deixar comida no prato. Isto está relacionado com a filosofia budista que toda a vida é sagrada. Em outras palavras, uma vez que algo deu a própria vida para se tornar seu alimento, então é vergonhoso desperdiçá-lo (mottainai).

Fonte:www.mundo-nipo.com

Kodai Sushi